A Organização Mundial das Aduanas (OMA) anunciou recentemente que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a próxima Conferência Internacional de Tecnologia e Inovação Aduaneira (World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024), que acontece de 12 a 14 de novembro.
Este evento anual reúne especialistas de todo o mundo para discutir as mais recentes inovações e tendências no setor aduaneiro, além de debater como a tecnologia pode ajudar as Alfândegas a cumprir suas funções, otimizar a facilitação do comércio, proteger a sociedade e aumentar a arrecadação de receitas, sempre colocando a transformação digital no centro do debate.
Desde o final de fevereiro, a Superintendência da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES) tem trabalhado para garantir que o Rio de Janeiro cumprisse todas as exigências estabelecidas pela OMA. O sucesso da candidatura foi fruto de um esforço conjunto entre os setores público e privado, demonstrando a capacidade e a preparação da cidade para receber eventos desse porte.
E é claro que a escolha do Rio de Janeiro não é por acaso. A cidade se destaca por sua infraestrutura moderna e abrangente em relação à cadeia logística e de comércio exterior, sua experiência comprovada em sediar grandes eventos internacionais e sua excelente conectividade aérea e terrestre.
A Conferência Internacional de Tecnologia e Inovação Aduaneira oferece uma plataforma para que países de todo o mundo compartilhem suas experiências, melhores práticas e fortaleçam a cooperação internacional. Mais do que um simples encontro, é uma oportunidade para o Rio de Janeiro exibir sua cultura vibrante e suas inúmeras atrações turísticas aos participantes de diversas partes do globo.
Para Bruno Barbeito, diretor-presidente da Massy, a primeira smart trading carioca habilitada 100% ao Riocomex, a escolha da cidade vai ao encontro do momento de desenvolvimento que o Rio de Janeiro vem passando. “Essa é uma notícia excelente, pois o estado do Rio de Janeiro vem vivenciando transformações importantes nos últimos anos, como a implantação da política de benefícios fiscais para importações, o Riocomex, e novos investimentos em infraestrutura portuária para receber embarcações cada vez maiores. Esse evento vai destacar ao mundo o nosso potencial logístico e fiscal para todos os portes de operações”, ressalta.
O evento, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, terá mais informações como local, horários e preço divulgadas em breve pela organização e pela Receita Federal.