Você sabe qual o papel de agentes de carga e despachantes aduaneiros nas operações de importação? - MASSY

blog

Você sabe qual o papel de agentes de carga e despachantes aduaneiros nas operações de importação?

Estes profissionais são cruciais para o sucesso de todo o procedimento, garantindo conformidade legal e otimização

No mundo de hoje, onde as transações comerciais acontecem entre diferentes países, o trabalho dos agentes de carga e dos despachantes aduaneiros é super importante para que as operações de importação ocorram sem problemas. Mas você sabe o que exatamente esses profissionais fazem? Vamos explicar de forma bem simples.

Agentes de carga:

São os responsáveis por coordenar todo o processo logístico de transporte internacional de mercadorias. Eles planejam e coordenam o transporte, escolhendo os melhores meios (avião, navio, caminhão) de acordo com as necessidades do cliente, prazo de entrega e custo. 

Além disso, eles consolidam cargas, agrupando diferentes remessas para otimizar espaço e reduzir custos. Outra função importante é cuidar de toda a documentação necessária para a movimentação das mercadorias.

Os agentes de carga também negociam tarifas e condições com companhias aéreas, linhas marítimas e transportadoras rodoviárias. Durante todo o processo, eles mantêm o cliente informado sobre a localização e o status da carga.

Despachantes aduaneiros:

São essenciais nas operações de importação, atuando como intermediários entre as empresas importadoras e as autoridades aduaneiras. Eles orientam os importadores sobre as leis e exigências dos países de origem e destino das mercadorias. Também preparam e enviam os documentos exigidos pela alfândega, como declarações de importação e licenças especiais. 

Os despachantes aduaneiros determinam a correta classificação fiscal das mercadorias, o que influencia no cálculo de impostos e taxas. Além disso, calculam e pagam impostos e taxas de importação em nome do cliente. Outra função crucial é ajudar na liberação das mercadorias na alfândega, resolvendo problemas e garantindo que os produtos cheguem ao destino final sem atrasos.

Ao escolher uma empresa para cuidar de suas operações de importação, é crucial verificar se ela conta com profissionais experientes e bem qualificados nessas áreas. Isso pode fazer toda a diferença para que suas operações ocorram sem complicações e dentro do prazo previsto.

De acordo com especialistas, a colaboração entre o trabalho desses profissionais desempenha um papel essencial para manter a qualidade e manter as operações de importação bem sucedidas. “A multidisciplinaridade de setores em uma empresa de importação é fundamental para o sucesso das operações. Enquanto os agentes de carga cuidam de toda a logística e transporte, os despachantes aduaneiros garantem que todos os aspectos legais e regulatórios sejam cumpridos. Juntos, eles asseguram que as mercadorias cheguem ao destino final de maneira eficiente, econômica e em conformidade com todas as exigências legais. Isso funciona bem quando a importadora trabalha em harmonia com essas áreas” afirma Bruno Barbeito, diretor-presidente da Massy, uma smart trading carioca focada em importação. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
BLOG DA MASSY

 

Somos Associados:

 

Rolar para cima