Entenda quais são os benefícios da operação por encomenda no comércio exterior - MASSY

blog

teamwork, cooperation, brainstorming-3213924.jpg

Entenda quais são os benefícios da operação por encomenda no comércio exterior

Modalidade traz conforto e segurança para encomendantes, que podem dispor de mais tempo para atividades ligadas ao core business da empresa

No mundo globalizado de hoje, o comércio exterior desempenha um papel fundamental no crescimento das empresas e no desenvolvimento econômico de países. Uma das estratégias comerciais que têm ganhado destaque é a Operação por Encomenda. Esta é uma prática eficaz e vantajosa para empresas envolvidas no comércio internacional. Neste artigo, exploraremos os benefícios dessa operação, bem como as razões pelas quais as empresas a utilizam para aprimorar suas operações no exterior.

O que é uma operação por encomenda?

Uma operação por encomenda é um contrato entre duas partes, onde uma delas (o exportador) se compromete a realizar a compra ou importação de mercadorias em nome da outra parte (o encomendante ou cliente). O exportador é responsável por todos os aspectos logísticos, regulatórios e aduaneiros da operação, enquanto o encomendante participa fornecendo as especificações dos produtos a serem importados. 

Segundo Pedro Barbeito, presidente da Massy, uma smart trading que realiza esse tipo de serviço, essa transação otimiza a rotina do contratante e dá mais agilidade e segurança ao processo. “Uma das principais vantagens é a profissionalização e eficiência da operação, já que as empresas desse segmento possuem modernas estruturas para operacionalizar esse serviço, o que diminui drasticamente os riscos envolvidos para o cliente”, destaca.  

Para garantir o sucesso da operação, Barbeito ressalta que é importante que empresa e encomendante se atentem às regulamentações vigentes. “Um dos pontos de atenção desse modelo de trabalho é a vinculação entre importador e encomendante que deve constar na base da Receita Federal antes do desembaraço aduaneiro. Se houver falhas nesse processo, certamente o cliente não irá receber a mercadoria como o esperado”, destaca.

Conheça o Smart Order da Massy

A empresa é a primeira smart trading habilitada 100% para o RioComex, sistema de benefícios fiscais do Governo do Rio de Janeiro para operações de comércio exterior efetuadas por empresas baseadas no estado, o que torna as transações ainda mais competitivas com melhor custo-benefício. 

Confira os principais benefícios dessa modalidade de operação no comércio exterior:

Redução de custos e riscos:

Como já citado pelo presidente da Massy, uma das maiores vantagens da operação por encomenda é a redução de custos e riscos para o encomendante. Este não precisa investir em infraestrutura, estoque ou gerenciamento logístico no exterior. Ao transferir essas responsabilidades para o exportador, o encomendante economiza tempo e recursos, reduzindo significativamente os riscos associados à operação.

Foco no core business:

Ao optar por uma operação por encomenda, o encomendante pode se concentrar em suas atividades principais, como pesquisa e desenvolvimento, marketing, atendimento ao cliente e vendas. Isso permite que a empresa otimize seus recursos e competências-chave, resultando em um aumento na competitividade.

Segurança jurídica:

O exportador tem expertise nas regulamentações e particularidades do mercado nos países de origem e destino, o que garante que a operação seja executada de acordo com as regulamentações exigidas e as melhores práticas do mercado.

Transações profissionais

Uma das principais vantagens desse tipo de operação é a presença profissional em todas as etapas do processo, desde o ato da encomenda até o desembaraço aduaneiro. Isso dá mais segurança e facilidade ao encomendante, além de mitigar erros e entraves no processo.  

A operação por encomenda no comércio exterior é uma estratégia eficaz para empresas que desejam reduzir custos, riscos e complexidades operacionais, ao mesmo tempo em que aproveitam as oportunidades de mercado global. Ela permite que as empresas foquem em suas competências centrais e acessem expertise local, proporcionando uma base sólida para o crescimento internacional. Ao escolher parceiros confiáveis e estabelecer contratos sólidos, as empresas podem colher os benefícios dessa abordagem flexível e eficiente para o comércio exterior.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
BLOG DA MASSY

 

Somos Associados:

 

Rolar para cima